O mundo inteiro teve sua rotina alterada e isto fez com que as pessoas parassem para notar com mais detalhes o ambiente que as cerca e a valoriza-lo. As casas deixaram de ser meras edificações para tornarem-se lar, um espaço de convivência para a família, o local de trabalho, lazer e relaxamento.

Segundo uma pesquisa feita pelo “Quinto andar”, plataforma digital de compra e venda de imóveis, em parceria com o instituto Offerwise, obtido com pela revista Forbes, 73% dos brasileiros passou a enxergar suas residências de forma diferente.

Os principais fatores apontados para essa mudança estão relacionados à necessidade de ter um escritório em casa (31,8%), ao desejo de mais áreas verdes no entorno do imóvel (28,4%) e ao aumento da importância de um espaço de lazer em casa ou no condomínio (24,8%). Também foram citados motivos como a necessidade de um imóvel mais espaçoso (22,4%), maior independência (22,4%), adequação à nova realidade financeira (22,2%), maior importância às varandas e sacadas (21,7%), possibilidade de viver afastado dos grandes centros (21,1%) e necessidade de morar em um local com ampla cobertura de aplicativos de entrega (12%).

Mas para conseguir contemplar todos os aspectos desta nova realidade, casas, apartamentos e condomínios precisam estar adaptados.

Os novos projetos arquitetônicos que estão surgindo já vêm com tais adaptações, como espaços verdes, ambientes com mais claridade e ventilação, locais destinados à prática esportiva. Confira abaixo:

Home Office

O famoso Home office nunca foi tão imprescindível. Este espaço precisa de uma organização correta, para ser funcional e confortável, afinal, todo mundo está vivendo essa tendência do work at home.

Imagem: Pinterest.

Exercícios em casa

Outro item que será incorporado à residência é um espaço para realização de atividades físicas.

Determinação e tecnologia são os fatores principais para levar a uma rotina de exercícios. Lembrando que, é recomendado manter essa prática para ter uma vida saudável e ficar imune a doenças.

Imagem: Casa Abril.

Re-conexão com a natureza e a mente

Em tempos de incerteza, insegurança e medo, os problemas psicológicos vieram à tona.

autocuidado e a conexão com a natureza, que promove momentos de relaxamento e conforto.

Imagem: Atchdaily

Incidência de luminosidade natural nos lares

Pois, como comprovado, é necessário ventilação e áreas arejadas para evitar a proliferação de vírus e de bactérias.

Imagem: Casa Cláudia.

O que sabemos é que nada será como era antes e a pandemia acelerou diversas pautas que estavam caminhando, de forma um pouco mais lenta, para algo imediato.

Cabe então à arquitetura e ao design de interiores adaptar essa nova realidade às tendências do morar, trazendo casas mais saudáveissustentáveis e conectadas, promovendo o bem-estar humano e do meio ambiente.

Referencias

CONTEÚDO aberto In: Archdaily. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/903476/o-espaco-entre-paredes-hyla-architects/5badb850f197cc8d7400010f-the-space-between-walls-hyla-architects-photo > Acesso em: 6 abr. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Casa Abril. Disponível em: < https://casa.abril.com.br/bem-estar/como-o-coronavirus-vai-mudar-o-jeito-como-moramos-e-vivemos/ > Acesso em: 6 abr. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Casa Claudia. Disponível em: < https://casaclaudia.abril.com.br/visita-guiada/casa-em-sydney-tem-anexo-moderno-repleto-de-luz-natural/> Acesso em: 6 abr. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Forbes em: < https://forbes.com.br/forbes-money/2021/02/exclusivo-como-a-pandemia-mudou-a-relacao-dos-brasileiros-com-suas-casas/ > Acesso em: 6 abr. 2021.

CONTEÚDO aberto In: G1. Disponível em: < https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/gralha-imoveis/para-os-melhores-projetos-de-vida/noticia/2020/12/18/arquitetura-o-que-muda-em-casas-e-apartamentos-com-a-pandemia.ghtml > Acesso em: 6 abr. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Pinterest. Disponível em: < www.pinterest.com > Acesso em: 6 abr. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Tua Casa. Disponível em: < https://www.tuacasa.com.br/lustre-para-banheiro/ > Acesso em: 6 abr. 2021.

Inscreva-se para receber as últimas notícias

 

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    E fique por dentro do mercado imobiliário