O compromisso com o desenvolvimento sustentável e as tendências arquitetônicas como forma de manifestação social estão em alta: materiais recicláveis, economia de energia e construções que respeitam o planeta é a pauta do momento. A boa qualidade de vida e o bem-estar nas residências também está em alta.
Algumas tendências que que marcarão os estilos arquitetônicos do futuro são:
1 – Um estilo que combina ferro, madeira, alumínio e plástico reciclado, permite redução de custos na construção. Formas assimétricas com linhas simples e ausência de elementos de superfície caracterizam um estilo chamado de Industrial.
2 – A automação residencial e casas inteligentes, além reduzir as contas de energia e oferece mais conforto aos residentes. Controlar a luz, os eletrônicos… traduz o cuidado com o meio ambiente e propõe o consumo de maneira correta.
3 – A integração e espaços polivalentes permite um melhor aproveitamento do ambiente e torna espaços mais práticos para toda a família: cozinha interligada com sala, salas com terraços ou até sala com quarto.
O uso de materiais de construção que servem de ligação entre as divisões e uma decoração de forma consistente é usado para ganhar espaço e luz.
Na cozinha, se houver a possibilidade, uma ilha central que sirva de zona de água e balcão de pequeno-almoço e que separe visualmente a zona de convívio é recomendada.
4 – O banheiro não é mais apenas um espaço dedicado aos cuidados pessoais e sim um lugar para relaxar, liberar as tensões e tudo isso graças ao design e decoração.
Azulejos que facilitam a limpeza e transmitem calma e serenidade como os claros ou brancos, móveis simples com capacidade de armazenamento, para ter tudo recolhido, e uma planta de interior criarão o ambiente necessário para o cuidado diário.
5- As coberturas com telhas de qualidade que imitam materiais diversos são utilizadas pela sua funcionalidade; revestimentos com as mais variadas texturas e cores, imitando barro, madeira ou cimento polido entre outros materiais trazem sofisticação e conforto. A certificação de sempre comprar produtos que sejam ecologicamente corretos em sua fabricação é essencial.
6- Combinações arriscadas, uma explosão de formas e cores que vão afetar a construção e decoração de casas e espaços de trabalho para criar espaços cheios de vida.
Mas o branco nos seus diferentes tons continua a ser o protagonista, em revestimentos de paredes e pisos, ilumina os ambientes e os amplia, reflete toda a luz recebida. Usado na medida certa, o branco proporcionará um excelente resultado estético.
7- Reabilitar edifícios antigos e reformar casas para adaptá-las às novas demandas sociais e proporcionar-lhes maior conforto. Essas ações têm a vantagem de um custo econômico menor do que construir do zero.
8- A tendência ao minimalismo com formas simples, utilizando materiais modernos e de ponta. É uma tendência no uso de materiais de qualidade para garantir o isolamento térmico e acústico que resultará em economia econômica e benefício ambiental.
9- Os terraços e varandas podem ser usufruídos durante todo o ano, desde que os acondicione bem. São uma tendência as chamadas cortinas de vidro, que permitem abrir totalmente o espaço quando o tempo está bom.
10-Funcionalidade e rotina ditam as regras para configuração do mobiliário. A busca pelo mobiliário personalizado é uma tendência que tem se consolidado no mercado em razão da nova relação entre morador e morada estabelecida na pandemia e também pela proliferação de empreendimentos com menor área que preveem a integração de vários ambientes.
11-O bem-estar biopsicossocial começa em casa, em tempo gasto com qualidade. Por isso o mercado investe em casas e prédios que favoreçam as atividades diárias e a saúde dos moradores.
Um exemplo disso, em um edifício a inclusão de pequenos empurrõezinhos de encorajamento para tomar atitudes diferentes das usuais que você tomaria: O lugar da escada, a forma como ela está colocada perto do elevador, a cor que ela tem, se tem música ambiente ou não. Tudo isso vai te influenciar a pegar a escada. Fazendo uma matemática básica, usar mais a escada, então, garante que você vá perder alguns quilos e, em 10 anos, irá evitar doenças cardiovasculares.
Referencias:
CONTEÚDO aberto In: Estadão. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/blogs/meu-primeiro-ape/mobiliario-personalizado-cria-universo-unico-para-o-cliente/>Acesso em: 10 set. 2021.
CONTEÚDO aberto In: Gazeta do Povo. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/arquitetura-urbanismo-decoracao-bem-estar-no-centro-de-tudo-tendencias/ >Acesso em: 10 set. 2021.
CONTEÚDO aberto In: New Decor Trends. Disponível em: <https://newdecortrends.com/new-trends-in-architecture-and-decoration-for-2021-2022/>Acesso em: 10 set. 2021.