Brasileiros estão indo sentido ao interior atrás de uma maior tranquilidade, o que era para ser uma mudança temporária, virou definitiva, o que começou com um aluguel abriu espaço para transações mais duradouras.

Segundo Patrícia Ferraz, diretora de relações institucionais de Registro de Imóveis do Brasil, as residências que os migrantes procuram necessitam de duas características imprescindíveis: área verde e cômodos que possam ser adaptados para home office, algo complicado e caro de encontrar nas capitais.

O “empurrão” desse movimento se deu na pandemia, principalmente pela mudança nas relações de trabalho. Segundo pesquisa da FGV-RJ, a jornada de trabalho dos empregados durante o isolamento caiu 14% e a renda média diminuiu 20%. Uma grande porcentagem de brasileiros foi em busca de uma vida mais simples e de uma maior qualidade de vida.

Seu novo lar se localiza principalmente em condomínios situados em um raio aproximado de 100 Km ao redor das capitais. Cidades que oferecem uma boa oferta de serviços de saúde, educação, razoáveis opções de lazer e um conceito de um “ritmo reduzido se comparado ao da capital” estão cada vez mais procuradas.

Uma pesquisa realizada pelo Zap+, que concentra os dois maiores portais de imóveis do Brasil mostra que: mais da metade (exatamente 59%) dos moradores de São Paulo e Belo Horizonte, se tivessem que decidir neste momento sobre ir morar em um lugar menor, diria sim a mudança. Os motivos citados para a mudança são: violência, poluição, transito e a desigualdade social das grandes cidades.

Especialistas preveem que toda essa migração tende a alterar de forma relevante o perfil de consumo dos municípios ao redor da Capital.  Segundo Rosana Baeninger, professora da Unicamp em entrevista para Veja diz: “O deslocamento das classes mais abastadas traz novos contornos aos processos migratórios e reflete a inserção do Brasil em um contexto global. O território perde a importância, já que o mundo está conectado em rede e as relações ocorrem por meio da tecnologia”.

Campinas e Jaguariúna estão na lista das cidades mais procuradas.

Campinas, localizada a 96 quilômetros da Capital, mistura algumas características interioranas com a vida das metrópoles. É uma das maiores cidades do Estado de São Paulo e é considerada uma cidade universitária e industrial. Com mais de 1 milhão de habitantes é polo de desenvolvimento de tecnologia, educação, saúde, indústria e agronomia. Destaque também para o Aeroporto Internacional de Viracopos, instalado a 15 quilômetros de Campinas, e atende toda a região e outros municípios do interior paulista.

Atualmente, atrai empresas, investidores e novos moradores por aliar qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento, isso porque ela já foi apontada como a décima cidade mais rica do Brasil pelo IBGE, tendo somado um PIB de R$ 40,5 bilhões em 2011, e ainda a quinta cidade brasileira com melhor infraestrutura.

Já Jaguariúna, localizada a aproximadamente 130 quilômetros de São Paulo, com mais de 50 mil habitantes, é reconhecida por contar com um ótimo polo industrial que move a economia da cidade e contribui para a economia da região de Campinas.

A Qualidade de Vida de Jaguariúna foi classificado como ótima ou boa por 71% dos moradores no 1º trimestre de 2019.  O levantamento foi realizado pela INDSAT (Indicadores de satisfação dos serviços públicos).

Em meio à uma área inacreditável, casas luxuosas, helicópteros, carrinhos de golfe e cavalos de raça se misturam as paisagens bem cuidadas dos condomínios de luxo, a cerca de uma hora da capital.

Enfim, cada vez mais temos certeza que o home office e as reuniões remotas se tornaram uma realidade que veio par ficar e com isso a brasileiros perceberam que podem estar empregados em qualquer lugar do mundo, com menor custo e melhor qualidade de vida.

Referências:

CONTEÚDO aberto In: Revista Veja. Disponível em: <   https://veja.abril.com.br/brasil/com-bons-servicos-e-economia-em-alta-cidades-menores-estimulam-migracao/ >  Acesso em: 01 jun. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Segue Viagem. Disponível em: <

https://www.segueviagem.com.br/destino-nacional/campinas-a-forca-do-interior-paulista/ >  Acesso em: 01 jun. 2021.

CONTEÚDO aberto In: Câmara Municipal de Jaguariúna. Disponível em: <

https://jaguariuna.sp.leg.br/qualidade-de-vida-tem-71-de-aprovacao-em-jaguariuna-segundo-pesquisa-indsat/ >  Acesso em: 01 jun. 2021.

 

Inscreva-se para receber as últimas notícias

 

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    E fique por dentro do mercado imobiliário