• +55 19 3579-2426

  • +55 19 97120-2116

Fale Conosco

As tendências da construção civil para 2021

A pandemia da Covid-19 alterou e muito o mundo neste ano de 2020. As perdas humanas são irreparáveis, porém as financeiras já mostram sinais de recuperação, em meio a um cenário tão caótico. Um destes setores que já demonstram a retomada é o que vamos falar agora e quais as tendências da construção civil para 2021.

A retração da economia demonstra que será menor do que estimado anteriormente e o setor de construção já mostra uma resposta positiva. O próprio governo estimulando o setor, além de empresários e mercado consumidor demonstram que essa crise vai ser superada de uma forma melhor que o esperado.

Com um cenário que demonstra recuperação, o que a construção civil pode esperar para o próximo ano? Confira neste artigo que preparamos para você, ainda demonstrando as novidades e quais os rumos que o setor deve tomar em 2021.

CONSTRUÇÃO CIVIL: CARACTERÍSTICAS, MATERIAIS, CENÁRIO, PERSPECTIVAS.

Uma análise do mercado de construção civil atual

A construção é um dos pilares para a retomada econômica em 2021. Um dos principais indícios desta melhora no próximo ano é se analisarmos o PIB da construção perante aos demais setores: enquanto o PIB da construção teve uma retração de apenas 1,6% no primeiro semestre, a economia em geral caiu 11,4% no mesmo período.

Esse resultado é reflexo, inclusive, dos sinais que já vínhamos sentindo em 2019. A redução de apenas 2,2% no volume de vendas em construção entre um ano e outro foi vista como estabilidade pelos analistas.

Esse sinal vem sendo sentido também pelos empresários do setor. A edição de agosto do Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getúlio Vargas, após cinco altas consecutivas, chegou a 56,7 pontos, recuperou os pontos perdidos em março e abril, quando atingiu o menor patamar histórico, e está 3,2 pontos acima da média histórica de 53,5.

Podemos perceber que o mercado vê que o setor tem potencial de comprovar seu crescimento em 2021, caso sejam mantidas as taxas de crescimento atuais, por isso esperar o desenvolvimento do próximo trimestre é o ideal.

Atividade da indústria da construção em janeiro supera 2019- Portal Lubes

As tendências da construção civil para 2021

Como pudemos perceber, o setor econômico enxerga potencial na construção civil no próximo ano. Desta forma, o que podemos esperar de inovações do próprio setor para acompanhar esta expectativa?

No momento, enxergamos muitos avanços tecnológicos e integração, além de projetos buscando mais sustentabilidade e uso até mesmo de construções modulares. Mas o que mais podemos esperar para o fim deste ano e início de 2021

Com o desenvolvimento tecnológico em larga expansão, é inegável que sua presença na construção civil, apesar da resistência de alguns, se torne fundamental.

Por isso, conseguimos ver cada vez mais o uso de realidade virtual, Inteligência artificial, tecnologia móvel e até mesmo o Monitoramento de informações da construção (BIM) em alta. Mas como isso pode ser visto de forma real? Confira:

O uso de tecnologia na percepção de realidade

Isso já vem sendo usado em grande escala em muitas indústrias em todo o mundo, e a da construção não é exceção. Um exemplo disso são os edifícios, que cada vez mais o uso de tecnologias como de realidade virtual, aumentada ou mista ajudam arquitetos e equipes de construção a melhorar os projetos e detectar erros.

Se em 2020 isso já foi usado em grande escala, a perspectiva é que isso aumente no próximo ano. Assim, arquitetos e equipes de design melhoram bastante o design de edifícios por meio de design interativo e interface de gestos.

REALIDADE VIRTUAL – NA ENGENHARIA E ARQUITETURA – Aetec

 

Modelagem BIM – ajudando o 3D de edifícios e estruturas

Building Information Modeling (BIM) reduz significativamente os custos e riscos nos processos de planejamento, projeto, construção e com a gestão digital eficiente de edifícios.

No BIM, os problemas e potenciais conflitos já ficam claros na fase de planejamento e durante o que é conhecido como pré-construção digital. Assim, os problemas são resolvidos antes mesmo de ocorrerem durante a execução da obra.

A tendência já vem sendo vista nos últimos anos e deve seguir forte em 2021. Com o BIM, todos os negócios são envolvidos desde a primeira fase, trocam informações pelo sistema e acompanham todo o andamento do projeto em tempo real.

Tudo é feito baseado em um modelo 3D digital, no qual todas as partes envolvidas no projeto trabalham simultaneamente, com acesso a dados e desenhos idênticos e atualizados.

Robótica e impressão 3D

The World Economic Forum previu que a robótica será plenamente desenvolvida na indústria da construção nos próximos anos e 2021 é parte disso.

Os robôs vão ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obra, com força de trabalho substituindo a força manual. Com isso, está sendo percebido melhores tempos de construção e melhor qualidade. Esse processo também ocorre na demolição

Além da robótica, algo atrelado a ela é a impressão 3D na indústria da construção. Com a pré-fabricação fora do local ou diretamente no local tem benefícios em termos de mão-de-obra e material, se comparado aos métodos de construção mais tradicionais. Por exemplo, hoje é possível imprimir em 3D uma casa inteira em menos de 24 horas.

Sustentabilidade

Nós já abordamos sobre isso em nosso blog e como isso traz benefícios para quem opta por este tipo de construção. Destaque para projetos que buscam eficiência energética otimizada e a busca por baixas a zero emissões de carbono.

Reduzir o desperdício ou reciclar materiais antigos é outra área em que a sustentabilidade está ajudando a impulsionar a inovação na indústria da construção.

Tenha uma Casa Sustentável com Essas 3 Tecnologias

Construções modulares e pré-fabricadas

Este conceito voltou nos últimos anos, tudo isso como solução para as crises habitacionais pelo mundo.

Ajuda para contratos

A tecnologia de blockchain permite que pagamentos e outras transações sejam realizados sem intermediários. No setor imobiliário, os chamados Contratos Inteligentes permitem que as entradas sejam feitas em um cadastro sem um notário e com todos os serviços são regulados por um contrato digital.

Conclusão

Com o mercado demonstrando sinais de recuperação e o setor buscando inovar no decorrer dos anos, podemos esperar um 2021 com muitas novidades, algumas que nem sequer pudemos citar aqui.

Apesar de tanta coisa sendo feita para diminuir o trabalho humano e otimizar as ações, é inegável que bons profissionais ainda vão exercer funções fundamentais para que tudo isso ocorra. Procure quem esteja por dentro de todas as novidades para fazer sua obra. Clique no botão abaixo para saber mais.

Fonte: House e Design

Inscreva-se para receber as últimas notícias

 

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    E fique por dentro do mercado imobiliário