As construtoras que oferecem personalização de imóvel proporcionam mais comodidade a seus clientes, pois o apartamento é entregue com tudo pronto e do jeito que o futuro morador gostaria. Porém, esse processo costuma trazer muitas dúvidas.
Para entender como tudo funciona, conversamos com a arquiteta de personalização da Cyrela, Luciana Mattei. Ela nos contou detalhes do serviço e desvendou as perguntas mais comuns sobre personalizar imóveis.
Confira nosso post e boa leitura!
Entenda o que é considerado personalização de imóvel
O serviço de personalização de imóvel ajuda a traduzir a sua personalidade e imprimi-la nos ambientes. A caracterização dos imóveis de alto padrão é feita por especialistas da área e as modificações que a Cyrela oferece, incluem:
- opções de plantas para escolher a distribuição dos cômodos como, por exemplo, substituir um quarto por uma sala ampliada;
- diferentes modelos para revestimento dos pisos e das paredes;
- opções de louças, metais, cubas e bacias para cozinha e banheiro.
A arquiteta Luciana nos contou, ainda, que muitas vezes a personalização de imóvel fica por conta dos profissionais contratados pelo cliente. Assim, a construtora faz toda a parte civil e entrega a residência “nua e crua” para ser modificada e personalizada após a entrega das chaves. A diferença aqui é o tempo de espera.
Isso porque alguns clientes preferem fazer as modificações com o arquiteto de sua escolha. De acordo com a profissional, isso é bastante comum entre o público que adquire um Cyrela.
Caso opte por realizar a personalização com a construtora, o cliente terá o prazo de entrega das suas chaves semelhante aos dos clientes que decidiram não personalizar sua unidade.
Já para aqueles que preferem contratar os próprios arquitetos e designers, é preciso esperar a entrega da chave para iniciar a personalização.
Conheça 3 dúvidas frequentes sobre personalização dos imóveis
1. O que não pode ser personalizado no imóvel?
Há alguns elementos que não podem ser modificados nos imóveis. Por exemplo, os pisos internos instalados pela construtora estão de acordo com a Norma de Desempenho, documento que estabelece regras para garantir a segurança de um empreendimento.
Nesse caso, a principal regra é em relação ao índice de escorregamento. Por isso, em geral, os pisos são foscos, por conta da norma que determina o índice de atrito. Ela visa evitar acidentes domésticos com pisos escorregadios. Então, para cumprir essa determinação, o revestimento é com pouco brilho.
Outro item que gera perguntas é sobre a modificação da fachada do prédio. Ela precisa ser respeitada, pois ela deve ser a mesma para todas as unidades e seguir o Habite-se.
As tecnologias de habitações são uma grande tendência para as unidades de alto padrão nos empreendimentos imobiliários. Então, Luciana nos conta que toda a estrutura e tubulação necessária já é entregue com o apartamento, precisando apenas de instalação posterior. Assim, o cliente pode fazer automação de alguns itens após receber as chaves do imóvel.
2. Como acontece o processo de personalização?
O processo de personalização de imóvel começa ainda na fundação do empreendimento. É nessa fase que você pode escolher os acabamentos e a melhor opção de planta para a sua família. Luciana também nos diz que toma alguns cuidados com os clientes nesse momento:
Ao iniciar o processo, cerca de duas semanas antes, enviamos SMS, carta e e-mail informando sobre a etapa de personalização. Então, o futuro morador acessa o site de personalização pelo Portal do Cliente e tem o prazo de um mês para pedir as mudanças.
A escolha das modificações também pode ser feita pessoalmente na sede da Cyrela. Basta agendar o melhor dia e horário para escolher os itens desejados.
Caso decida fazer de maneira online, é preciso imprimir e assinar a documentação gerada, enviando pelos Correios em seguida. Esses documentos serão o registro da sua solicitação e servem de conferência na entrega do imóvel.
3. Existe alguma regra para ser feita a personalização?
A escolha das modificações também pode ser feita pessoalmente na sede da Cyrela. Basta agendar o melhor dia e horário para escolher os itens desejados.
Caso decida fazer de maneira online, é preciso imprimir e assinar a documentação gerada, enviando pelos Correios em seguida. Esses documentos serão o registro da sua solicitação e servem de conferência na entrega do imóvel.
Percebemos que o mais importante para o nosso cliente não é a personalização, mas sim a entrega dentro do prazo combinado.
Dessa forma, é preciso cumprir o prazo dos documentos para personalizar a residência, pois todas as unidades são entregues juntas — modificadas ou não. Se a documentação não for entregue no período estipulado, não será considerada a personalização de imóvel.
Fonte: Blog da Cyrela