A casa própria é o sonho de muitos brasileiros: no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 124% em financiamentos, se comparado com o mesmo período do ano passado, e movimentou R$ 97 bilhões, segundo Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

Mas será que a aquisição da casa própria é a melhor opção financeira?

Ainda não há um consenso entre os especialistas, vamos entender?

Thiago Godo, head de Educação Financeira da Xpeed School sugere uma equação para compararmos se vale a pena comprar ou alugar um imóvel:

Para Valter Police, planejador fiduciário da Fiduc: “Um financiamento em 30 anos, por exemplo, por menor que seja o valor dos juros, ainda terá juros muito altos. Muito maiores, inclusive, que a potencial valorização do imóvel”, explica Thiago Godoy. “Com os juros do financiamento, a pessoa pode pagar cerca de três vezes o valor do imóvel que pagaria à vista, com a perspectiva de que talvez ele valorize. Mas isso não é certeza”.

Outro ponto que Police orienta é considerar a FLEXIBILIDADE: “Antes de comprar, é preciso ter certeza de que nos próximos anos não será necessário morar em um local maior ou em outra cidade”.

Ou seja, seus filhos estão saindo de casa, ou pretende tê-los? Esta iniciando uma carreira e considera a necessidade de morar em outro lugar? Escolheu um bairro arborizado e novas construções surgiram, e aí?

Tudo isso deve ser pensado e analisado e depende da situação financeira de cada família e do momento de vida de cada inquilino.

Referencia

CONTEÚDO aberto In: Forbes. Disponível em: < https://forbes.com.br/forbes-money/2021/08/alugar-ou-comprar-um-imovel-7-dicas-para-tomar-boas-decisoes/#foto6> Acesso em: 1 set. 2021.

Inscreva-se para receber as últimas notícias

 

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    E fique por dentro do mercado imobiliário