Atualmente a crise do Coronavírus trouxe alterações para a sociedade, por conta da obrigatoriedade de ficar em casa. Dessa forma, as pessoas mudaram sua rotina de trabalho, e passaram a fazer total ou boa parte de trabalho home office.

Cerca de 25% da população Brasileira necessita de imóveis acessíveis. Grávidas, idosos, gestantes… vislumbram maior conforto em suas residências para utilização de cadeiras de rodas, bengalas ou qualquer tipo de necessidade especial. Espera-se que até 2050, a população de idosos no Brasil mais que dobre no país.

A forma como pensávamos no mercado imobiliário e nossas preferências em imóveis – para morar ou investir – também mudaram. Por isso, vale a pena entender o que esperar do setor nos próximos anos.

Os projetos residenciais que trazem o conceito de acessibilidade têm refletido uma valorização de aproximadamente 20%.

A conscientização dessas mudanças vem agradando os futuros proprietários e diferentemente do que antes se pensava, a adaptação não torna o projeto mais caro e melhora a qualidade do espaço na residência.

A norma ABNT NBR 9050:2004 fornece orientações e todos os critérios técnicos a serem levados em consideração em relação à acessibilidade em qualquer tipo de casa, isso tornará o imóvel mais atrativo para venda e financiamento imobiliário por parte dos bancos, segundo o portal e simulador do Agente Imóvel.

Priorizar a independência e o conforto de pessoas com qualquer tipo de limitação classifica um imóvel como “acessível”. Por exemplo: a circulação deve ser livre, dando espaço para o usuário se movimentar o máximo possível e sem dificuldade. Eliminar qualquer tipo de desnível, assim como implementar uma superfície que evite derrapamentos e trepidações são essenciais.

Só cresce a necessidade de imóveis com bons espaços internos, já que se espera que passemos cada vez mais tempo em casa, com qualidade, conforto e acessibilidade.

Referencia:

CONTEÚDO aberto In: Diário Carioca. Disponível em: <   https://diariocarioca.com/mercado-imobiliario-investir-na-acessibilidade-valoriza-o-imovel/ >  Acesso em: 14 jul. 2021.

Inscreva-se para receber as últimas notícias

 

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    E fique por dentro do mercado imobiliário