Com a pandemia da Covid-19 pudemos reavaliar nosso modo de viver e morar. Minha casa me satisfaz? O que quero daqui para frente? O que é importante para mim? Todas essas preocupações foram ressaltadas e norteiam todas as nossas buscas por casas melhores e mais agradáveis, soluções adequadas de morar e materiais mais inteligentes.
Segundo a médica Andressa Gulin: “Saúde não se faz apenas dentro de hospitais ou consultórios. A saúde, que hoje a gente entende como o bem-estar biopsicossocial, começa em casa e é tempo gasto com qualidade. E a forma como se gasta esse tempo é com liberdade. Por exemplo, quase ninguém mais tem tempo de passar uma semana em um spa. Mas todo mundo pode se permitir ficar 30 minutos por dia descansando no ofurô e vendo o pôr do sol. Ou fazer yoga em uma sala de meditação com uma vista mais inspiradora para a cidade”.
Imagem: Casa Très Chic
Por isso, as construtoras e incorporadoras estão focadas em como induzir comportamentos que levem ao equilíbrio biopsicossocial dos moradores a partir do espaço onde vivem.
Um exemplo, em um edifício: inclusão de pequenos empurrõezinhos de encorajamento para tomar atitudes diferentes das usuais que você tomaria. “O lugar da escada, a forma como ela está colocada perto do elevador, a cor que ela tem, se tem música ambiente ou não. Tudo isso vai te influenciar a pegar a escada. Fazendo uma matemática básica, usar mais a escada, então, garante que você vá perder alguns quilos e, em 10 anos, irá evitar doenças cardiovasculares”, diz Andressa.
O que se percebe é que escolher uma moradia somente por suas características de localização e metragem não importa mais.
Segundo João Alfredo Thomé, diretor da GT Building, “Hoje, o comprador procura um empreendimento que supra as suas necessidades sem exagero, diferente de anos atrás onde durante a vida o objetivo era a cada nova moradia comprar um imóvel maior. A busca atual é pela qualidade de vida, projetos ousados, com espaços racionais, com muito conceito, tecnologia, inovação e sustentabilidade embarcados. Vemos o aumento da busca por uma moradia que tenha relação com o seu estilo de vida”.
Referências
CONTEÚDO aberto In: Casa Très Chic. Disponível em: < http://casatreschic.blogspot.com/2017/09/janelas-que-decoram.html?m=1>Acesso em: 17 ago. 2021.
CONTEÚDO aberto In: Gazeta do Povo. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/arquitetura-urbanismo-decoracao-bem-estar-no-centro-de-tudo-tendencias/>Acesso em: 17 ago. 2021.
CONTEÚDO aberto In: Pinterest. Disponível em: < https://www. https://www.pinterest.com/>Acesso em: 17 ago. 2021.